LIVRO DE JUÍZES
INTRODUÇÃO
O livro de Juízes é um dos livros mais ricos em histórias e interessantes em acontecimentos que nós encontramos na Bíblia. Ele narra um período conturbado e sombrio da história do povo de Israel logo após a morte de Josué (Juízes 1:1). Nele nós vemos Israel como nação continuando a conquista da terra prometida, seus desvios, erros e acertos isoladamente em famílias, tribos e como nação.
É um livro que precisar ser lido com muito carinho e atenção. Muitas histórias ali narradas trazem acontecimentos chocantes envolvendo personagens escolhidos por Deus em situações que Ele mesmo desaprova.
Na realidade Juízes é um livro que mostra a vida como ela era para o povo de Israel e como ela pode ser para nós hoje. É um registro histórico de um “Reality Show”, onde o temperamento e as opiniões dos participantes não são omitidas.
Juízes nos mostra como Deus trata conosco. Ele nos conhece como nós somos e não como nós tentamos ser. Ele conhece nossas frustrações e quer lidar com elas da mesma forma que fez com Gideão (Juízes 6-8).
Juízes nos ensina que Deus quer se relacionar conosco, mas ao mesmo tempo nos deixa livres para escolhermos nosso próprio caminho e sofrer as conseqüências de não vivermos em sua graça e amor.
Bons estudos e continue sempre crescendo no conhecimento de Deus (Colossenses 1:10-14).
O LIVRO DE JUÍZES
FUNDO HISTÓRICO
O livro de Juízes não trata de juízes togados como os de direito ou os que vemos nas cortes. Eles tiveram função bem diferentes dos juízes que vemos nos programas vespertinos da TV americana. Eles foram mais libertadores e governadores que juízes civis (Juízes 3:9). Em geral não tinham milagres como credenciais. Somente obtinham vitória. Tiveram dois traços em comum: foram especialmente eleitos por Deus para livrar o seu povo, e foram investidos pelo Espírito Santo para realizar sua missão.
O livro de Juízes descreve sete apostasias, sete opressões e sete libertações. Enquanto o livro de Josué narra vitórias, o livro de Juízes narra diversas derrotas e opressões do povo de Deus. Foi um período muito difícil e confuso da nação de Israel.
O livro não tem autoria declarada, mas a tradição judaica credita a obra ao profeta Samuel, o último dos juízes e o primeiro profeta do período monárquico. Compreende o período de 1.200 até 1070 antes de Cristo.
Neste período não havia governo central na nação de Israel. As tribos e os clãs adotavam líderes para os dirigir e os liderar nas batalhas contra as nações que os oprimiam.
ESTRUTURA DO LIVRO
O livro começa com a morte de Josué e vai até o período de Samuel. Ele apresenta três partes desiguais: uma introdução, o corpo do livro, e dois apêndices históricos sobre a migração dos danitas e o castigo dos benjamitas.
Na primeira parte é composta dos dois primeiros capítulos e fala da desobediência do povo de Israel em não expulsar todos os moradores da terra e o terrível desvio da nação para a adoração a Baal e Astarote.
A segunda parte fala dos doze juízes narrados no livro. Otniel (3:7-11), Eúde (3:12-30), Débora e Baraque (4:1-5:31), Gideão (6:1-8:35), Jefté (10:6-12:7) e Sansão (13:1-16:31) são considerados juízes maiores por serem descritos em mais detalhes no livro. Da mesma forma Sangar (3:31), Tola (10:1-2), Jair (10:3-5), Ibsã (12:8-10), Elom (12:11-12) e Abdom (12:13-15) são considerados juízes menores por serem brevemente mencionados no texto sagrado.
A última parte conta a situação social na época dos juízes. Fala da decadência espiritual, moral e social de Israel. Fala da idolatria individual de Mica (17:1-13) e tribal (18::1-31); e da devassidão individual (19:1-9) e tribal (19:10-30), além da guerra civil (20:1-21:25)..
PERSONAGENS
Vários são os personagens que merecem destaque. Em termos proporcionais Sansão, Gideão e Jefté ocupam a maior parte do livro. Mas existem outros personagens importantes como as mulheres que influenciaram a história de Israel, Débora por ser usada por Deus para levantar um líder, Jael pela coragem de matar Sísera e a anônima personagem que feriu mortalmente o maquiavélico Abimeleque. Foram mulheres de muita coragem que não se inibiram quando a situação exigiu delas mais do que o papel que a sociedade lhes dava.
Gideão se destaca pela sua procura de sempre estar certo da vontade de Deus para sua vida. Ele nunca deu um passo sem saber exatamente se aquele era o Plano de Deus (Juízes 6:15-18; 6:36-40; 7:8-11). Apesar disso sua luxuria foi um problema para sua vida e de sua comunidade (8:22-27).
Jefté é um personagem riquíssimo e complexo em lições da atuação de Deus em nossas vidas. Deus usa os rejeitados. A Bíblia não registra nenhum chamado especial da parte de Deus para Jefté. Ele parece ser um homem simples, aparentemente desordeiro e valente (11:3-5). Mesmo em péssima companhia ele foi capaz de criar sua filha no temor do Senhor (11:35-37). Sua impulsividade cobrou-lhe a vida dela.
MENSAGEM PRINCIPAL
O próprio livro de Juízes descreve seu tema principal e lança a base de interpretação de todo o restante do livro. Leia Juízes 2:11-23 e confira você mesmo.
Segundo este texto as histórias de Juízes são uma repetição de um clico de quatro fases. 1- Israel deixa Jeová para servir a outros deuses; 2- Deus o entrega nas mãos dos opressores; 3- Em sua aflição, Israel implora a Jeová; 4– Ele lhe proporciona um libertador que rompe o julgo dos invasores. Enquanto governa o libertador, os israelitas permanecem fieis, mas quando morre, voltam à apostasia e tudo se repete. Um ciclo constante da apostasia, castigo, arrependimento e libertação.
É importante entender que o ciclo se repetia em função de uma geração não ser capaz de criar uma nova geração capaz de ser dedicada a Jeová, mas que se prostituía com os deuses dos povos subjugados por Deus através da liderança de Josué (3:11-12; 3:30-4:1; 5:31-6:1; 8:28-35; 10:3-6).
Outro evento a se notar era que Israel se desviava de Jeová nos períodos que desfrutava de paz e prosperidade nacional. Não é a toa que Tiago nos diz para estarmos felizes por nossas provações (Tiago 1:2-3).
LIÇÕES PARA A VIDA
Deus sempre esta disposto a me livrar de minhas angústias e opressões.
Eu devo buscar sempre o centro da vontade de Deus.
Eu não devo deixar que o mundo me desvie da vontade de Deus para mim.
Deus quer me usar apesar dos meus problemas pessoais e de minha história de vida.
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