O que significa a palavra "Deuteronômio"?
Esta pergunta foi feita pela Tânia.
Os cinco primeiros livros da Bíblia são conhecidos como a Torá, ou os livros da lei. Eles contam a história da criação do universo, dos patriarcas de Israel e da saída do povo hebreu do Egito.
O povo de Israel deu nome a estes livros de acordo com as primeiras palavras do primeiro verso do primeiro capítulo de cada livro.
Assim o primeiro livro se chama, em hebraico, "berishit" que significa "no princípio" ou "no começo".
O segundo se chama "shemot" que significa "os nomes" ou "os honrados".
O terceiro livro se chama "va-yikra" que significa "e chamou"; o Tanakh trás uma nota de rodapé que diz que este nome literalmente significa "você deve se oferecer".
O quarto livro originalmente não tinha nome, mas Tanakh o chama de "bemidbar" que significa "no deserto".
O quinto e último livro se chama "devarim" que significa "discurso" ou "pregação".
A questão é que estes livros foram "rebatizados" pelos judeus que traduziram o texto em hebraico para o grego. Esta tradução é conhecima como septuaginta ou tradução dos setenta.
O nome em grego do primeiro livro é "Gênesis" e mantém o sentido original do hebraico. O nome do segundo livro é "Êxodo" que significa "passagem", "saída" ou "marcha" em grego. O terceiro livro é "Levítico" que significa "relativo aos levitas", uma das tribos de Israel. O quarto livro é "Números" e faz referência as várias listas de nomes e censos que o livro guarda. O último é "Deuteronômio" e significa "segundo livro da lei".
Agora compare a definição de cada nome e como eles são diferentes uns dons outros. Observe que eles não se contradizem. Eles enriquecem nossa compreensão de cada livro.
Então Tânia, a resposta a sua pergunta é "o segundo livro da lei".
Grande abraço,
Armando Lacerda
0 Comments:
Post a Comment
<< Home