Como foi feita a divisão da Bíblia em capítulos e versículos?
Esta pergunta foi feita pelo Wagner.
Wagner, eu fui buscar a resposta para esta pergunta na Wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Chapters_and_verses_of_the_Bible). Segue abaixo uma tradução livre.
Embora algumas parcelas dos textos originais do Antigo Testamento fossem divididas em partes segundo o alfabeto hebraico, os manuscritos originais não continham as divisões de capítulos e versículos que nós temos hoje. Exemplos de textos divididos desta forma são o Salmo 119 e o livro das Lamentações de Jeremias. As cópias mais antigas do livro de Isaías usam letras do alfabeto hebraico para divisões de parágrafos. Estas divisões são diferentes das que nós nos usamos hoje.
O Antigo Testamento começou a ser dividido em seções antes do cativeiro babilônico (586 a.C.) com os cinco livros de Moises sendo postos em um programa de leitura de 154 seções a ser usado em um ciclo de três anos. Mais tarde (536 a.C.) a lei foi posta em 54 seções e em 669 subdivisões para a leitura.
Os capítulos vieram depois que a Bíblia tinha sido dividida em versículos. Os capítulos foram adicionados pelo Cardeal Hugo de Santo Caro entre 1244 e 1248 d.C. Ele fez esta divisão enquando preparava uma concordância da Bíblia. Antes do conselho de Nicéia em 325 d.D., o Novo Testamento foi dividido em parágrafos que eram diferentes das nossas divisões atuais. As divisões modernas do capítulo foram feitas por Stephen Langton, um professor na universidade de Paris completada posteriormente pelo arcebispo de Canterbury. Ele estabeleceu as divisões modernas em torno de 1227 d.D.
Este padrão tem sido seguido desde a versão em inglês da Bíblia feita por Wycliffe em 1382.
No testament novo, as divisões em versículos foram adicionadas primeiramente por Robert Estienne em sua edição 1551 do Novo Testamento em grego. Em 1557, a primeira edição do Novo Testamento em inglês com divisões em versículos foi usada em uma tradução por William Whittingham (c. 1524-1579). Estas divisões foram usadas por quase todos as Bíblias em inglês desde então.
A primeira Bíblia em inglês a usar capítulos e versos foi a Bíblia de Genebra em 1560.
Abraços,
Armando Lacerda
0 Comments:
Post a Comment
<< Home